quinta-feira, 29 de maio de 2014

JOGO AS DUAS MÃOS

EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES
OBJETIVO: Ampliar progressivamente o campo numérico, investigando as regularidades do sistema de numeração decimal para compreender o princípio posicional de sua organização.
Jogo 1
AS DUAS MÃOS
a) Aprendizagem: Estabelecer relação biunívoca (termo a termo); construir noções iniciais do Sistema de Numeração Decimal; identificar a quantidade de dedos das duas mãos como base de agrupamentos de 10.
b) Material:
– 1 dado comum
– aproximadamente 200 palitos de picolé
– aproximadamente 30 liguinhas elásticas
– 1 tabuleiro, com as duas mãos desenhadas, para cada participante

c) Número de jogadores: 2 a 5 participantes.
d) Regras:
– Cada um, na sua vez, lança o dado.
– A quantidade que aparecer na face superior do dado após seu lançamento, corresponderá ao número de palitos que devem ser recolhidos pelo jogador e colocados no tabuleiro sobre a ilustração que reproduz os dedos das mãos.
– Passa a vez para o próximo jogador.
– Na rodada seguinte, pega-se novamente a quantidade de palitos de picolé que sair na jogada do dado, colocando um em cada dedo das mãos do seu tabuleiro, não podendo colocar dois palitos em um mesmo dedo.
– Os palitos que porventura sobrarem devem ser colocados novamente, em cada um dos dedos.– A cada rodada, continua-se colocando um palito em cada dedo, de acordo com os números que saírem no dado.
– Quando em todos os dedos houver um palito, deve-se recolher os 10 palitos e enlaçá-los com uma liguinha elástica, formando um grupo com 10 pontos e colocando-o no espaço indicado no tabuleiro.
– Ganha o jogo quem fizer mais pontos após 10 rodadas.

Variações:
1) Podem ser mais rodadas.
2) Podem ser utilizados outros materiais, tais como: material dourado, tampinhas de garrafa de cores diferentes (por exemplo, cada tampinha verde vale dez tampinhas amarelas, e assim por diante), sementes (por exemplo: uma semente de feijão vale dez de milho, e assim por diante), dinheirinho de papel, etc.
3) As crianças podem criar o próprio tabuleiro, contornado as duas mãos em uma folha de papel.
e) Problematizando:
É interessante perceber que os princípios da contagem vão se estabelecendo na medida em que a criança relaciona a sequência dos nomes dos números aos objetos que estão sendo contados (termo a termo). Esse jogo possibilita a criança vivenciar esta característica da relação numérica com a quantidade correspondente. Em um primeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário